Através da pesquisa a seguir, explicarei o “impacto tecnológico no mundo de hoje”, enfatizando como ele mudou as pessoas em relação ao modo de pensar, fazer e viver. Desde que nos últimos anos os avanços tecnológicos foram de tal magnitude que agora a tecnologia está presente em todos os aspectos de nossas vidas e não podemos imaginar um mundo sem ela tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Os impactos tecnológicos são a análise da influência da tecnologia em diferentes sociedades, seja positivamente, negativamente ou de forma neutra. Dentro desta análise da atividade tecnológica podemos identificar diferentes focos, como o impacto tecnológico na cultura, no meio ambiente, na sociedade e, como conseqüência, o impacto ideológico que teve sobre as pessoas, que ser meu foco principal nesta investigação.

Hoje em dia, não é incomum ouvir a palavra globalização, porque “o rápido progresso dos transportes e comunicações, e em particular os avanços tecnológicos como cabo óptico, microprocessadores, telefax ou transmissão por satélite, reduziu consideravelmente as distâncias “(Pérez de Cuéllar, 1996: p.35) tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Imagine essa frase, que foi escrita em 1996. A evolução da tecnologia avança para níveis que não podemos imaginar. A redução das distâncias entre os países, o imediatismo do acesso à informação; o rastreamento de padrões culturais; a comercialização entre países; a facilidade com que os países poderosos exercem sua força sobre os do terceiro mundo … para isso … nós o chamamos de globalização, e é em parte por causa da criação e adoção da tecnologia como fonte unificadora. Mas o que entendemos por tecnologia? Não pode ser reduzido a ser apenas um telefone ou um computador, porque devemos considerar que é uma expressão cultural que deve ser entendida como uma extensão do ser humano, de seus sentimentos, pensamentos e experiências que o ajudarão a se adaptar melhor para um mundo em constante mudança tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
O desenvolvimento vertiginoso da ciência e da tecnologia se dividiu em todas as áreas e níveis sociais, de modo que nos tempos modernos a nova tecnologia se tornou um dos produtos fundamentais do consumo da modernidade. Essas tecnologias, em sua maioria, facilitaram o desenvolvimento da sociedade e nos forneceram ferramentas para lidar com problemas que, até então, não tinham solução com os meios existentes naquele momento. Atualmente, as tecnologias que mais influenciam a sociedade são aquelas relacionadas a computadores e comunicações, que incluem principalmente duas: Internet e comunicações móveis, que aprofundarei essa pesquisa tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Escolhi este tema, pois é um tema de grande importância e impacto social no momento. O avanço da tecnologia, seus usos e como eles influenciam as pessoas me deixam curioso sobre esse mundo tecnológico. Ao fazer esta pesquisa pretendo ampliar meus conhecimentos sobre o assunto e entender melhor a situação.
Como eu começar a minha pesquisa eu considerada uma questão de pesquisa, Como é que a tecnologia esteja presente em cada aspecto de nossas vidas, o que me levou à seguinte hipótese: “A tecnologia tem afetado os seres humanos em sua maneira de viver , pensar e fazer, como consequência dos avanços tecnológicos que permitiram que as pessoas se desenvolvessem de forma mais eficiente” tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Antes de continuar minha pesquisa, vou definir certos conceitos que considero fundamentais para a pesquisa, como tecnologia e desenvolvimento eficiente. A tecnologia é o conjunto de conhecimentos com os quais o homem desenvolve um ambiente melhor, mais saudável, mais agradável e acima de tudo confortável para a otimização da vida. A tecnologia combina a técnica de melhorar um espaço. Como Navarro Villoslada diz em “Economía 2.0”, o desenvolvimento eficiente refere-se ao aumento da produtividade de uma determinada atividade em relação ao tempo e à produção. Com relação à mudança em nosso modo de pensar e viver, quero dizer que o progresso tecnológico nos impactou, mudando completamente a forma como fazemos a maioria de nossas atividades. Nada é como costumava ser, para algumas pessoas essa mudança será positiva, mas para outras não. Essa mudança é o que será avaliado nesta tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado
De uma maneira muito simples, a tecnologia é tudo o que usamos para tornar nossa vida mais fácil, vinda dos seres humanos e de seus conhecimentos. “Desde a sua criação, a tecnologia tem estado em constante evolução, e a velocidade com que isso acontece é quase incrível”
Dizem que estamos em um novo tipo de sociedade chamada Sociedade da Informação. Nesse sentido, podemos ver a mudança marcante que tem feito parte das sociedades que conhecemos como “tecnológicas”, onde podemos apreciar claramente as diferenças na economia em termos de tamanho e até mesmo mudanças no modo de estabelecer relações sociais entre pessoas em um país desenvolvido. tecnologicamente e um rural ou não familiarizado com isso tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. É por isso que devemos ter em mente que essas mudanças podem ser positivas, neutras ou negativas, dependendo do significado que as pessoas atribuem a elas: “A tecnologia não é boa nem ruim, nem neutra”.

A importância dessas tecnologias não é relegada a segundo plano, elas não são mais uma mera ferramenta de comunicação ou trabalho, mas hoje elas são uma das causas fundamentais da mudança estrutural da sociedade. Podemos ver essa mudança tanto economicamente, onde as novas tecnologias são um dos principais impulsionadores do crescimento, como nas relações sociais, que mudaram radicalmente nos últimos anos, de acordo com o artigo “Indústria 4.0” do AddictWare tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Se pararmos para refletir sobre as mudanças que surgem na sociedade derivadas das novas tecnologias, a primeira idéia que vem à mente é o grande progresso que está tanto no trabalho quanto no nível pessoal e social. “Mas o progresso tecnológico não oferece apenas vantagens, já que esses avanços geram uma estagnação no desenvolvimento da aprendizagem e não recompensam nenhum esforço”. Um dos principais aspectos negativos é o efeito no meio ambiente. Os avanços tecnológicos destruíram o ecossistema em que vivemos, mas muitas empresas estão atualmente buscando melhorar o futuro do planeta. Para reverter parte do dano. Outro grande problema que surgiu é a segurança: como podemos garantir a segurança da sociedade? Hoje a segurança não é como costumava ser e, embora as pessoas tentem se proteger, nem sempre é possível. Podemos limitar o uso que fazemos das tecnologias que estão em nossas próprias mãos? Deveríamos aplicar um filtro à tecnologia que permitimos entrar em nossas vidas e, assim, separar o positivo do negativo? Assumindo que decidimos fazer essa classificação, de quem seria a responsabilidade? As pessoas deveriam ser aquelas que pararam certas tendências, recusando-se a comprá-las ou consumi-las, ou o filtro tem que vir de cima? As políticas do governo deveriam pôr fim a certas coisas?
O livre mercado e o capitalismo promovem avanços tecnológicos, mas o fazem sem controle. A ideia principal de fazer algo é satisfazer uma necessidade, mas é cada vez mais difícil ver a diferença entre o que realmente precisamos e o que achamos que precisamos porque a indústria cria essa necessidade tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Através deste trabalho vou esclarecer as questões levantadas no referencial teórico e aprofundar como os usos das tecnologias nos afetam, uma vez que todas essas mudanças nos fazem pensar diferentemente. É por isso que não podemos mais viver sem tecnologia e que as questões levantadas anteriormente são utópicas.

A tecnologia remonta ao ano de 1650, mas nesta dissertação vou levar em conta a tecnologia desde a criação da rádio em 1925 em diante. Analisarei como essas mudanças e avanços impactaram a sociedade e mudaram as pessoas, para melhor ou para pior. Quanto ao local, ele não poderia ser especificado, uma vez que os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novas tecnologias ocorrem em todo o mundo. É verdade que alguns países geram mais contribuições, mas cada país contribui com seu grão de areia.
A história da tecnologia é a história da invenção de ferramentas e técnicas com um propósito prático. A história moderna está intimamente relacionada com a história da ciência, porque o número de descobertas de novos conhecimentos permitiu criar novas coisas e, reciprocamente, novas descobertas científicas foram feitas graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, que ampliaram as possibilidades de experimentação e aquisição de conhecimento. Os dispositivos tecnológicos são produtos de uma economia, uma força de crescimento econômico e uma boa parte da vida. As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais da sociedade tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
A tecnologia do século XX se desenvolveu rapidamente. As tecnologias de comunicação, transporte, difusão da educação, uso do método científico e investimentos em pesquisa contribuíram para o avanço da ciência e tecnologia modernas. Algumas tecnologias, como a computação, desenvolveram-se tão rapidamente quanto em parte devido a guerras ou à ameaça de guerras, já que havia muitos avanços científicos associados à pesquisa e desenvolvimento militares, como a computação eletrônica. A radiocomunicação, o radar e a gravação de som foram tecnologias-chave que abriram caminho para a invenção do armazenamento de dados por telefone, fax e dados magnéticos. As melhorias na tecnologia de energia e motores também foram enormes e incluem o uso de energia nuclear, resultado do Projeto Manhattan. Através do uso de computadores e laboratórios avançados, cientistas modernos recombinaram o DNA.

No século 21, nos poucos anos que se passaram, a tecnologia avançou rapidamente, progredindo em quase todos os campos da ciência. A taxa de desenvolvimento de computadores é um exemplo da aceleração do progresso tecnológico, o que leva alguns a prever o advento de uma singularidade tecnológica neste século. A partir do século XX, ocorreu uma série de avanços tecnológicos críticos para o desenvolvimento do mundo como o conhecemos. Entre eles, a criação da aeronave pelos irmãos Wright, a invenção da penicilina e antibióticos por Alexander Fleming e os meios de comunicação de massa, entre milhares de outros. Esses avanços conectaram o mundo e ampliaram nossa expectativa de vida. “Enquanto a curiosidade do homem não acabar, ele pode conseguir coisas que pareciam impossíveis”. As pessoas hoje vivem vidas mais saudáveis, com mais conforto e, de certa forma, mais fáceis, mas certamente diferentes do que costumavam ser.
A tecnologia tem nos servido de muitas maneiras, e nem sempre são muito úteis, mas isso mostra que a tecnologia está avançando rapidamente, e não sabemos até onde ela pode ir, porque quando parecemos ter visto algo “impossível melhorar”, encontramos alguns artigo que nos mostra o contrário, e isso acontece a tal ponto que, nos últimos tempos, não é mais tão fácil nos surpreender com esse novo dispositivo, e simplesmente pensamos “depois eles terão um melhor”, e parece que damos importância, mas a realidade é que atualmente consideramos a tecnologia como uma parte indispensável de nossas vidas. “Desde a sua criação, a tecnologia nos deu um grande número de amostras da capacidade ilimitada que os seres humanos têm para criar.”
Muitos sociólogos e antropólogos criaram teorias sociais sobre a evolução social e cultural. Alguns, como Lewis H. Morgan, Leslie White e Gerhard Lenski, partem de uma abordagem mais moderna e se concentram na informação. Quanto mais informação e conhecimento uma sociedade possui, mais avançada ela é. Leslie White identifica quatro etapas do desenvolvimento humano, baseadas nos avanços da história da comunicação. No primeiro estágio, a informação é transmitida por genes. No segundo, os humanos podem aprender e transmitir informações através da experiência. No terceiro, eles começam a usar sinais e a desenvolver lógica. No quarto eles criam sinais, eles desenvolvem linguagem e escrita. Os avanços nas tecnologias de comunicação se traduzem em avanços no sistema econômico, no sistema político, na distribuição de bens, na desigualdade social e em outros aspectos da vida social.
Como vimos anteriormente, a tecnologia é um mundo em constante crescimento e desenvolvimento. Pode ser rastreada há séculos atrás e aplicada a todos os aspectos da nossa vida diária até hoje. As pessoas devem aprender a viver com isso, já que não há como voltar atrás, a tecnologia já faz parte de nossas vidas e continuará a ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *